sábado, 28 de fevereiro de 2015

Estatística do blogdojornalistaassueres

Países com maiores visualizações                               

1 - Brasil - 56.040                                                                      

2 - Estados Unidos. - 19.035                                              

3 - Alemanha - 15.351

4 - Russia - 1.748

5 - Portugal - 1.060

6 - França - 804

7 - Malásia - 471

8 - China - 397 -

9 - Ucrânia - 341

10- Reino Unido - 317

Matérias mais lidas

1 - O dia em que o vulcão..... - 2.453 -

2 - Anos 50/60/70 - Tendências musicais. 1.780

3 - Deputados Federais eleitos -1.290

4 - Ana de Assis e Dilermando de Assis - 1.034

5 - 0s 30 vereadores mais votados - 960

6 - SG. tem um cientista político - 878

7 - Theatro Municipal do Rio - 790

8 - Incêndio do Circo - 789

9 - Gonçalenses e seus nomes famosos - 699

10 - Tutankamón - O Faraó Menino - 644


Outros Países

Áustria, África do Sul, Albânia, Angola, Argélia, Argentina, 
Arábia Saudita, Austrália, Bangladesh, Belarus, 
Bélgica, Bolívia, Coréia do Sul, Colômbia, 
Costa Rica, Cingapura, Chile, China, Chipre,
 Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, 
Estônia, Equador, Filipinas, Geórgia, Grécia,
Guiana Francesa, Haiti, Holanda, Hong Kong, 
Índia, Iraque, Itália, Israel, Irlanda, Indonésia, 
Jamaica, Letônia, Luxemburgo, Malásia, Marrocos,México, 
Moçambique, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, 
Panamá, Paquistão,Peru, Porto Rico, Quênia, Republica 
Tcheca, República Dominicana, Romênia, Suécia,
Suíça, Sérvia, Sri Lanka,Tailândia, Uruguai, 
Uzbequistão, Ucrânia, Venezuela, Vietnã.


sábado, 7 de fevereiro de 2015

Venezuela: Isla Margarita - Uma viagem inesquecível.



                                                                          

                                                       Filas nas portas dos super-mercados
                                                       em Isla Margarita.

Quando meu filho Fabrício Rodrigues da Silva, telefonou-me dizendo que nas férias de janeiro, iríamos passear em Isla Margarita, uma ilha situada na Venezuela, não imaginei que estávamos prestes a viver uma grande aventura, sob dois aspectos: turístico e jornalístisco. Seriam 5.500 kms rodados, 4 dias de automóvel, ida e volta, de Manaus à Venezuela, por estradas desertas, passando pela Serra de La Virgem del Valle - 200 kms -. Somente céu, mata e montanha. Cada cidade fica à uma distância da outra, de 200 a 300 kms, e mais 8 horas de ferry-boat, ida e volta,pelo belíssimo Mar do Caribe, até Isla Margarita.
Em dois carros, com minha nora Ana Caroline Duarte, meus netos Felipe e Ana Clara, e, os tios de Carol, Sidney Carlos da Silva e Ana Paula Araújo, saímos de Manaus no sábado, dia 3 de janeiro, às 3h30 da madrugada. em direção ao município de Presidente Figueiredo, distante do ponto de partida,120 kms, quase duas horas, ingressando na Reserva indigena da tribo Waimiri Atroari - 120 kms de percurso onde é proíbido parar, situada entre os Estados do Amazonas e de Roraima. As correntes abrem às 6 horas e fecham às 18 horas-.

                                                                               

                                               Marco da fronteira entre o Brasil e a Venezuela-


Percorremos municípios do Estado de Roraima, passando pela capital, Boa Vista, até chegarmos à fronteira do Brasil e Venezuela, que fica entre as cidades de Paracaima (Roraima) e Santa Helena de Uairén (Venezuela). Onde ficam o Seniat (aduaneira venezuelana) e a Polícia Federal do Brasil, para os turistas legalizarem, a saída e a entrada.
Dormimos em Santa Helena, no Hotel Anaconda, e pela manhã, documentos em dia, prosseguimos entrando na Serra de La Virgem, um percurso aproximado de duas horas de viagem em meio à uma floresta. Daí prá frente, só céu,estrada, montanha e vegetação, sem que houvesse uma posto de gasolina, restaurante ou lanchonete. Um dia inteiro sem almoço e janta, comendo apenas lanches que levamos.
Chegamos ao município de Las Claritas, criado por aventureiros para a exploração de ouro e outros minerais, local bastante perigoso pelas disputas de áreas. Ali, o posto de gasolina estava fechado por ser domingo.Aí começaram os nossos problemas: o carro de Fabrício, repentinamente, teve um pneu furado e em plena noite escura, tivemos que fazer a troca pelo estepe preocupados por estarmos em local ermo.
Um erro de cálculo fez com que a nossa gasolina estivesse próxima de acabar. Encontramos um vilarejo, onde compramos em uma birosca, gasolina no mercado negro. Preocupados com assaltos na escuridão. Atingimos o município de Guasipati, passando por El Tigres, e pernoitamos no município seguinte, Upata. Ressalte-se que as distâncias entre uma e outra cidade,, chegavam a 300 kms ou mais.


                                                                         


                                          No Mar do Caribe, no ferry-boat, revivendo o Titanic
                                                                   Só faltou a Rose.


No dia seguinte, segunda-feira, partimos cedo em direção ao município de Puerto La Cruz, passando por Puerto Ordaz, - os cinco últimos municípios de grande porte - onde pernoitamos e à noite, embarcamos no Ferry Boat que nos levaria pelo belíssimo Mar do Caribe - 4 horas de viagem -, até Isla Margarita, onde chegamos a uma hora da madrugada. Como havíamos reservado um apartamento no edifício Plaza Margarita, em Porlamar, para lá nos dirigimos, assessorados pelos coordenadores de nossa viagem, Alex e Giovanna, perfeitos no seu trabalho junto a turistas.

Venezuela 

Vive sob uma inflação galopante, atualmente, de 65%, o desemprego é enorme e o salário mínimo é da ordem de 4.900 bolívares. Sua moeda é muito inferior ao Real.

A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo no mercado mundial, mas o povo não come e nem bebe gasolina. Enchíamos o tanque com 20 centavos de Real.As maiores cidades venezuelanas são a capital Caracas, Valência. Outras cidades, Assuncion, Cumaná, 
Sua população é de 35 milhões de pessoas - 18 milhões de homens e 17 milhões de mulheres.eMas, é um povo guerreiro, eminentemente católico - La Virgem del Valle é sua padroeira -, que enfrenta os seus problemas com altivez.

                                                                          
                                                                         
                                                  Passeando com o golfinho em Diverland



Na parte de turismo, suas atrações são muitas e belíssimas. Praias, como El Água, Puntarena, Las Coches, o Canal da Restinga, a Serra de La Virgem del Valle, seus lugares históricos como o Forte Santa Rosa.E, a grande atração: Waterland, com as brincadeiras com os adestrados e inteligentes golfinhos, que nos fazem voltar aos tempos de criança.Nas praias, para os turistas tinha lagosta, peixe, ostras e outras iguarias.Para a população, falta pão, leite, carne, arroz, legumes, remédios, material de higiene.A ilha conta com dezenas de Centros Comerciais -shoppings-, com preços convidativos.

Nesse face, existem fotos e textos complementares.
Certamente, daria um livro, pois não relatei um pneu furado na madrugada, na estrada deserta, e a busca por gasolina no mercado negro, a tentativa de arrombamento de nosso carro, o assalto a 120 brasileiros no Hotel Anaconda, o defeito no motor de nosso barco na Restinga da Laguna, a capotagem de um carro na nossa frente, sem vítimas, o atropelamento de uma paca, uma águia pegando uma cobra, os sustos no percurso, quando éramos parados pelas forças militares da Venezuela., e temendo a fiscalização aduaneira por causa das compras.



Foi realmente, uma aventura digna de ser lembrada. Presenciei a saga de um povo sofrido, que não perde o amor próprio, o amor à Pátria.
Senti-me como no tempo das diligências. Percorrendo vastas. planícies. Até índios avistei pelo caminho.