sábado, 6 de agosto de 2011

Uma poesia para quem ama São Gonçalo

MEU SÃO GONÇALO DE HOJE
Júlia Gomes Corrêa

Quem te viu, são gonçalo do passado,
Quando não eras bem pavimentado,
Tão simples, nos meus tempos de menina,
Tem saudades das ruas quietas, onde
Corria em trilhos o saudoso bonde...
Já eras grande!... E eu tão pequenina...

Veja-o agora: o movimento estua,
Só nos sinais que se atravessa a rua,
Porém, se o faz em plena segurança.
Guarnecido e tratado, em praças e jardins,
Ultrapassa os princípios de seus fins,
Enchendo os gonçalenses de esperança...

Hospital infantil!. Que atendimento!
Grandes escolas que o discernimento
De homens de fibra, soube construir...
Supera tudo quanto eu diga ou pense,
O grande orgulho de ser gonçalense,
Gente unida a marchar para o porvir!...

Jornal montado à base da cultura,
Biblioteca nova, e a prefeitura
Esta emoção me inflama quando falo.
Vem do passado a ponte de saudade
Para levar-nos à prosperidade!...
Parabéns, meu querido São Gonçalo!...

Nota do Redator
Recebi do amigo Laí Aguiar, essa poesia, extraída do livro "Cinzas Que a Vida Soprou", de autoria da poetisa Júlia Gomes Corrêa. prefaciada pelo professor, escritor e poeta Geraldo Lemos, autor do Hino Oficial do Município de São Gonçalo.
Editado em 1983 pela Gráfica Editora La Cava, o livro traz uma série de belos poemas. A poetisa, funcionária da Cedae, ao contrário de filhos da cidade, que ao emigrarem para outros lugares e conquistarem posições elevadas, esquecem as suas raízes, exprime todo o seu amor por São Gonçalo, embora tenha nascido no vizinho município de Niterói, e aqui resida.
Dotada de um enorme coração, doou parte da renda da venda dos seus livros para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE-.
Não sendo gonçalense por nascimento, mas, sim, por adoção, sinto-me tal qual a autora.

Câmara Municipal de Niterói: 192 anos de existência

A Câmara Municipal de Niterói, de tradições históricas, honrosas, presidida pelo vereador Paulo Roberto de Mattos Bagueira Leal (foto) e sediada na Avenida Amaral Peixoto, vai completar 192 anos de fundação, desde que foi instituída em 11 de agosto de 1819. Sua primeira reunião após a Revolta da Armada, aconteceu em 26 de abril de 1894, presidida pelo vice-presidente em exercício, Tenente-Coronel Miranda e Silva. No próximo dia 11 de agosto, a partir das 09hs, uma programação vai assinalar a passagem do importante evento.

Pela manhã, às 9h, missa em ação de graças na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Rua Dr. Celestino. E, às 17 horas, será realizada a Sessão Solene em homenagem à data e, com entrega de títulos legislativos à diversas personalidades. 

Mas, durante todo o dia, a população participará de eventos artísticos e culturais e de cidadania. Haverá tirada gratuita de documentos, serviços de cuidados com o visual, apresentação das Bandas Sinfônicas do Corpo de Bombeiros, da Santa Cecília, da cantora lírica Anatasha Meckenna e do Grupo Melhor Idade.na área externa do prédio que já abrigou a Assembleia Legislativa do antigo Estado do Rio de Janeiro, antes da fusão com o então Estado da Guanabara.  


Vereadores


Integram  o atual quadro de vereadores da Câmara Municipal de Niterói, os senhores:
Paulo Roberto de Mattos Bagueira Leal (PPS); Carlos Alberto Magaldi (PP); Emanuel Rocha (PDT); João Gustavo (PMDB); Carlos Macedo (PRP); Gezivaldo Ribeiro de Freitas (PSOL); José Antonio Toro Fernandes ((PDT); José Augusto Vicente (PPS); Luiz Carlos Gallo de Freitas (PDT); Roberto Fernandes Tales (PMDB); Sérgio Fernandes (PDT); Leonardo Giovanni (PT); Milton Lopes (PP); Renato Cariello (PDT); Rodrigo Farah (PRP); Vitor Júnior (PT); Waldeck Carneiro (PT) e Wilde Ricardo Rocha (PDT.


O presidente


Paulo Roberto Bagueira, é bacharel em Direito e policial civil licenciado, Na eleição passada, obteve 4.048 votos, sendo o mais votado do seu partido (PPS) e foi o 7º mais votado na cidade.
Nascido em 05 de junho de 1959, pai de 2 filhos e avô de uma neta, está em seu quinto mandato de vereador do município de Niterói e foi eleito por aclamação com os votos de 17 dos 18 vereadores para presidir a Câmara de Vereadores de Niterói para o biênio 2009/2010, 






Nascido em 05 de junho de 1959, pai de 2 filhos e avô de uma neta, está em seu quinto mandato de vereador do município de Niterói e foi eleito por aclamação com os votos de 17 dos 18 vereadores para presidir a Câmara de Vereadores de Niterói para o biênio 2009/2010,
.
Foto e informações: site da Câmara Municipal de Niterói.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Elenice preside o Rotary Clube-SG


A advogada Elenice Baptista de Souza (foto Marcos Dias) foi empossada no cargo de presidente do Rotary Clube de São Gonçalo, para cumprir o mandato 2011/2012, sucedendo ao rotariano Altivo Aleixo da Silva (foto). Com ela, foram eleitos os seguintes diretores:

Presidente : Elenice Baptista de Souza 
Vice- presidente: Ana Maria Antunes C. Rodrigues
Avenida de Serviços Internos : Jair Pontes de Almeida
Avenida de Serviços a Comunidade: Ana Maria Antunes da C. Rodrigues - 
Avenida de Serviços Profissionais:Josias Ávila Junior - 
Avenida de Serviços Internacionais : Carlos Augusto da Silva Ribeiro - 
Avenida de Serviços Nova Geração: Loymar Zarro Pinheiro - 
Secretário: Frederico Mendonça Carvalho - 
Tesoureiro: Leomar Queiroz Daflon - 
Diretor de Protocolo : Roberto Célio de Araujo Baptista - 
Imagem Pública: Frederico Mendonça Carvalho
e-mail : rotaryclubsaogonçalo@gmail.com
tels : 21- 3706-2033
21- 9994-1146
21- 7851-5631


A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro.
John F. Kennedy-- 
    Elenice Baptista
   Presidente 2011/2012
Rotary Club de São Gonçalo
CONHEÇA A SI MESMO PARA ENVOLVER A HUMANIDADE 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lembranças de velhos e bons tempos!



VELHOS e BONS TEMPOS!





FESTIVAIS DA CANÇÃO DO COLÉGIO CALIFÓRNIA






Nota do Redator; recebi mensagem carinhosa do meu amigo, o compositor Sérgio Caetano, que transcrevo abaixo, com velhas fotos do 4º e 7º Festivais da Canção, do Colégio Califórnia. Sérgio demonstra, que apesar de todo o sucesso, continua dono de uma enorme simplicidade. 

Foto 1 - Sérgio e esse redator (apresentador do Festival).
Foto 2 - O cantor Zé Kety (Máscara Negra) que se apresentou em um show, com Sérgio Caetano e sua Banda, e o cantor Taísinho (que concorreu no Festival), junto a esse redator.
Foto 3 - Sérgio recebendo prêmio de 1º lugar, das mãos da saudosa professora Irene de Mattos Monteiro, diretora do Colégio Califórnia.
"Meu amigo; Tenha a certeza de que, da mesma forma, fiquei felicíssimo em revê-lo, ainda bonitão e com saúde, apesar dos pequenos reparos e lanternagens. Ha ha ha ha ha !!!
Vê que, você faz parte da história, não só de São Gonçalo, mas, também, da minha história de minha carreira.
Aí estão algumas fotos, que guardo com carinho e que comprovam essa amizade, antiga e sincera. Repare que, são do 4º e 7º Festivais do Colégio Califórnia. Numa, estou recebendo o prêmio pela classificação para a final (ganhei uma calça da Mavicle,....rrrrsssss...lembra?) e, em outra, aparecem, ambos já falecidos; Taisinho, que também era concorrente e Zé Kety, que fez um show, durante o intervalo. acompanhado, de improviso, por mim e pela minha banda.
Agradeço imensamente, pela visita à minha página, assim como pela atenção e distinção, na sessão da câmara, que me emocionaram e, peço que lembre ao rapaz que registrou o evento, que me mande as fotos, para que eu possa guardá-las e incluí-las em meu site.
Um abraço, meu querido, com todo meu fraterno carinho e os votos de saúde e paz para continuar trabalhando.
Seu amigo, Sérgio.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Compositor Sergio Caetano: orgulho de nossa cultura musical

O compositor Sérgio Caetano (foto vbestudio.com.br) é um dos mais renomados especialistas na arte de compor musicalmente nesse país. Seus sucessos são incontáveis. Todas as letras de suas músicas são frutos de sua enorme inspiração, um dom que Deus lhe concedeu e que ele sabe como bem aproveitar. Principalmente, na escolha de seus parceiros e de seus intérpretes.
Conheci Sérgio Caetano, muito jovem, quando eu era apresentador de Festivais da Canção e de Poesia em São Gonçalo. Sérgio vitoriou-se em alguns deles, entre os quais, os dos Colégios Califórnia e Cecília Meirelles. Depois, o perdi de vista e, para minha maior satisfação, comecei a tomar conhecimento do seu sucesso.
Foi com muito prazer, que na última sexta-feira, ao ser convidado pelo presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Eduardo Gordo, para apresentar uma Sessão Solene de entrega de títulos legislativos à diversas personalidades, reencontrei Sérgio, com sua esposa, Vanilda, sendo um dos principais homenageados com o título de "Cidadão Gonçalense". E, dele, ganhei um CD com seus maiores sucessos..

História (parte)
O espaço desse blog não daria para falar sobre Sérgio. Por isso, abordarei alguns aspectos técnicos de sua vitoriosa carreira:
Parceiros - Os dois principais Chico Roque e Mauro Jovani. Seguem-se Toninho Geraes, Paulinho Resende, Nil, Dênis Cardoso, Nenéo, Ed Wilson, Jorge Cardoso, Gil Cardoso (EE.UU.), Reynaldo Arias. Beto Corrêa, Michael Sullivan (ex-Fever´s), Régis Denese, Marcos Sabino, Elson do Forrogode, Mister Mu (filho do cantor Rico Medeiros, que foi vereador em SG), Armando Set, Anderson e Emerson, Juninho Peralva.
Músicas
Entre centenas de sucessos, lembro, "Depois do Prazer", o maior sucesso do "Só Prá Contrariar", que vendeu mais de quatro milhões de cópias, só no Brasil, e foi primeiro lugar em 11 países, inclusive cantado em espanhol; "Obrigado(a), "Perdeu, Perdeu", "Faz uma loucura por mim", com Alcione; "Face Oculta", ""Minha Razão de Viver", com o Grupo Arakêtu; "Uma Ilha" (Wando); E aí? (Swing e Smpatia); "A Casa ao Lado" (Anderson e Emerson);"Não Chora" ("Só prá contrariar" e Alexandre Pires); "Pagando mico" (Angélica", "Não sei se te aceito" (Karametade), "Conte até 10" (Fabrício e Fabian).
Deus o proteja, sempre!

Definição:
Para se conhecer bem Sérgio Caetano, nada melhor do que a opinião do titular do site vbestudio.com.br cuja opinião transcrevo, abaixo..

"Muito se fala sobre dom... já ouvi várias teorias sobre o tema.
Alguns dizem que todos nós temos algum tipo de dom.
O dom de ser amigo, o dom de ser fiel, o dom de fazer a diferença, o dom de ser um bom filho... enfim, o dom do privilégio de ter um dom.
Com Sérgio Caetano foi um pouco diferente. Além de todos os dons citados acima, ele ainda nasceu com um diferenciado e invejado.
O dom de compor. Mas não se trata de compor qualquer coisa, qualquer melodia. Sérgio Caetano é o que chamamos, no meio musical, de Gênio absoluto e um verdadeiro criador de canções que são mais do que um simples sucesso.
O menino Sérgio é um compositor acima da média. O homem Sérgio consegue unir o popular com o sofisticado em canções que marcam e ficam registradas para a eternidade .
Esse mês, Sérgio Caetano é nosso homenageado, mas isso é muito pouco
O autor de canções que o Brasil e muitos outros lugares do Planeta chamado Terra cantou, merece ser chamado de mestre, pois só um mestre no que faz consegue fazer tanta gente, em lugares tão diferentes, cantarem as mesmas canções por tanto tempo, canções que são gravadas e re-gravadas porque são como seu autor: “Eternas“.
Obrigado, em nome de todo amante da boa música!
Obrigado por ser brasileiro! Obrigado por ser o Sérgio!
Obrigado por ser Compositor".



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Homenagens na Câmara de Vereadores de São Gonçalo

Fui homenageado na última sexta-feira, na Câmara Municipal de São Gonçalo, pelo vereador-presidente Eduardo Gordo, com o título, Mérito Legislativo Prefeito Nicanor Ferreira Nunes, "por relevantes serviços prestados ao município de São Gonçalo". Uma honraria que muito agradeço, embora não a mereça.
Foram distinguidos, ainda, pelo deputado estadual Raphael do Gordo (quando vereador) e pelo próprio presidente do Poder Legislativo gonçalense, Eduardo Gordo, com títulos legislativos, os senhores Tenente-Coronel de Exército e médico Júlio Lopes Queiroz Filho, empresário Gilberto Cordeiro (Grupo Painel-Metronav), o compositor Sérgio Caetano (Cidadão Gonçalense) e o chefe da Segurança da CMSG, Joelber Pintassilgo.
Por sua vez, o vereador Eduardo Gordo e o deputado estadual Raphael do Gordo, foram homenageados pelo vereador Amarildo Aguiar, com o Mérito Legislativo "Vereador Aristeu Ferreira da Silveira" - pai e avô, respectivamente, dos dois agraciados -, título criado pelo vereador Amarildo, através do Projeto de Resolução nº 075/10.
Participaram da sessão solene, muito bem coordenada pelo Chefe do Cerimonial, Osvaldo Mourão Filho, auxiliado por suas assessoras Elizabeth e Solange, ainda, os vereadores José Carlos Vicente, Jorge Mariola, Iza, Roberto Ferreira, Marcelo Amendoim, e os funcionários
Yara Ribeiro (Chefe de Gabinete); Dr. Leandro Batista (Procurador Geral), Irineu Figueiredo (Diretor-Geral) e Elaine Bartolomeu (Secretária) e, centenas de convidados. No final, todos participaram de um coquetel.


N.R.
Fiquei muito feliz de receber o título em questão, porque trabalhei como locutor e assessor de turismo, no governo do saudoso prefeito Nicanor Ferreira Nunes (fundador do Lions Clube São Gonçalo), uma liderança católica da cidade, um político honesto e trabalhador que cumpriu o mandato 1971/1972. Eramos amigos pessoais.